Mercado de franquias entra no radar do setor pet
Uma oportunidade para acelerar a expansão, profissionalizar o nível de atendimento e pegar carona na retomada do setor de serviços. Esse tripé promete ser o principal estímulo para empresas do segmento pet investirem no mercado de franquias em 2022.
Uma análise da Associação Brasileira de Franchising (ABF) referenda essa tendência. O mercado de franquias pulou de R$ 167,2 bilhões de faturamento em 2020 para R$ 185,1 bi em 2021 – crescimento nominal de 10,7%. E o setor de serviços deve puxar esse crescimento. Com alta prevista de 1,8% em 2022, é o único segmento da economia que já apresenta patamares de vendas pré-pandemia, segundo dados do Ipea.
Empreendedores pets devem sustentar mercado de franquias
E o movimento rumo às franquias parte sobretudo de empreendedores, que buscam seu primeiro ou segundo ciclo de expansão. É o caso da EcoCão, pet shop baseada em Curitiba (PR) e que faturou R$ 600 mil no ano passado. A loja oferece banho e tosa personalizados, com direito a ofurô, cromoterapia, massagem e creche para cachorros, além de vender produtos naturais e dispor de um consultório veterinário.
O espaço nasceu em 2015 após a pedagoga Patrícia Sprada sofrer uma demissão repentina em sua área de atuação. “Aprendi aos poucos como montar a clínica. Cheguei a comprar banheira errada e uma máquina que não dava conta do serviço. Mas em quatro meses começamos a nos pagar”, lembra. Atualmente, o tíquete médio mensal por cliente gira em torno de R$ 300 a R$ 400.
Em 2021, a EcoCão fechou parceria com a aceleradora PraCima, com a meta de inaugurar até 40 clínicas e alcançar receita de R$ 13 milhões. O investimento inicial para ser um franqueado é a partir de R$ 125 mil, com retorno estimado após 18 meses.
Já a Clinicão foi criada há 28 anos no Vale do Paraíba (SP) e atua no mercado de franquias desde 2018, com cinco unidades em São Paulo e Minas Gerais. A pandemia serviu de empurrão para criar um modelo de clube de assinaturas, com assessoria virtual por parte de uma equipe de veterinários e acesso a descontos em atendimentos na clínica e compras em farmácias de manipulação. O faturamento aumentou 35% no ano passado e o foco é crescer na Região Sudeste.
“Nosso objetivo é inspirar os veterinários a não abdicar da excelência do atendimento e montar ou impulsionar seu próprio negócio. No mercado pet se verifica, infelizmente, um baixo grau de profissionalismo. Graves problemas de gestão são comuns, fazendo com que bons técnicos não atinjam os resultados esperados ou não evoluam profissionalmente”, comenta a fundadora Monique Rodrigues.
Com início das operações em 2017, a gaúcha Cachorreiros decidiu apostar na oferta de acessórios de aventuras para cães. A opção pelas franquias se deu no fim de 2020, com a inauguração de uma unidade no Shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro. Em 2021, a marca afiliou-se à ABF mirando crescimento em nível nacional. O valor de investimento para potenciais interessados é de R$ 169 mil.
Essa foi a mesma estratégia da Padaria Pet, que projeta um aporte a partir de R$ 105 mil por franqueado, com retorno de 30 a 36 meses. No entanto, está em um nível de maturação mais avançado, por contar com 27 unidades em 12 estados e no Distrito Federal. A padaria e petiscaria gourmet dispõe de alimentos e bebidas diferenciadas para os bichinhos, o que inclui bolos de festa, sorvetes e cervejas.
Fonte: Panorama PetVet